Começo assim, porque o tema para este "post", me provocou uma grande inquietação, porque:
b) Perceber que inicio um curso, sobre o qual não conseguia indicar ninguém, que estivesse na sua génese, no seu desenvolvimneto e /ou revoluções teóricas. Tal não aconteceria num curso de Matemática, Biologia, Cinema, etc
Assim, consciente desta ignorância parti â procura das raízes que fizeram germinar o EaD. O desenvolvimento social e tecnológico levou a que a necessidade fosse sentida, foram sendo criados meios para lhe dar resposta, foi-se construindo o edifício. Mas estas tarnsformações, têm sempre nomes a elas associados Das leituras que fiz, vou então referir os dois que escolhi.
2) - Ana Augusta S. M. S. Dias ( Universidade do Minho)
Como esta actividade impõe 2 figuras /personalidades individuais, optei por referir uma personalidade portuguesa (sem nenhum nacionalismo chauvinista) e feminina (dado serem minoritárias na lista que encontrei : Linda Harasim, Robin Mason, Elliott Masie, Stephen Downes, ..)
Isto porque não podia escolher a Universidade Aberta - lembro-me dela desde o propedêuico, das casstes VHS, das emissões pela TV...e como evoluiu... a referência no EaD em Portugal. Não quis aqui referir nomes da UA, que encontrei, dada a delicadeza da escolha , informação disponível e ...
Ana Dias , http://www.formactiva.org/profile/extended.php?profile_name=anadias, responsável pelo Centro Tec-Minho7 Universidade do Minho, Centro de Formação Contínua, e pelo que sei também um centro de excelência nesta áreas. Parte do seu curriculum pode ser consultado também em http://www.elearningeuropa.info/directory/index.php?page=doc&doc_id=11459&doclng=6, publicado em elearningeuropa.info.
Tem desenvolvido actividades orientadas para a aplicação das TIC nos desenvolvimentos regionais, coordenado projectos no âmbito da UE , outros financiados pelos Ministérios da Economia, Trabalho e Educação, tem vários trabalhos publicados na área do e-learning, foi convidada pela Comissão Europeia para várias Conferências como oradora e moderadora, foi omeada pela Universidade do Minho como representante no Eucen Network (EUCEN - European Universities Continuing Education Network).
Pode ser seguida no twitter http://twitter.com/anasilvadias e acrescento um artigo desta autora sobre novas formas de desenhar processos de aprendizagem e-learning em http://www.nonio.uminho.pt/challenges/actchal05/posters/07Poster7.pdf
Esta escolha também teve o propósito de procurar outros nomes que em Portugal são reconhecidos neste campo. Quem os procurar vai ter surpresas... ou não
Viva!
ResponderEliminarÉ sempre interessante saber como as invenções são criadas ou donde surgem. Quando se pensa em pioneiros, é com satisfação que vejo o nome de Portuhgal referido, através de uma "personalidade" tão entusiasta.
Abraço.
Gostei de ler este post. Revi-me nele, pois o meu percurso para responder a esta tarefa foi similar, mas ainda não tinha chegado a esta autora.
ResponderEliminarObrigado por ma apresentar.
Obrigado, é só para dizer que também gostei de ler os seus posts, como sempre aliás
ResponderEliminar